Quando confrontados com uma oportunidade de negócio, seja uma nova ou a modificação de uma já existente, muitas pessoas otimistas tendem a se concentrar em seus aspectos positivos. Um estudo de viabilidade lhes permite ter um olhar realista em ambos os aspectos positivos e negativos da oportunidade.
A finalidade de um estudo de viabilidade é determinar se uma oportunidade de negócio é possível, prática e viável.
Um estudo de viabilidade é uma avaliação de uma proposta destinada a determinar a dificuldade na realização de uma tarefa designada. Geralmente, um estudo de viabilidade técnica precede o desenvolvimento e implementação do projeto. Em outras palavras, um estudo de viabilidade é uma avaliação ou análise do impacto potencial de um projeto proposto.
Os estudos de viabilidade permitem que os planejadores delineiem suas idéias no papel antes de implementá-las. Este procedimento, ou ação, pode revelar erros na concepção do projeto antes que sua aplicação afete negativamente o projeto. Aplicando as lições adquiridas a partir de um estudo de viabilidade pode-se significativamente reduzir os custos do projeto.
Um estudo de viabilidade técnico e econômica (EVTE) permite identificar a melhor solução técnica para determinado problema, avaliando a sua prestação econômica.
A conjugação destes dois fatores, o técnico e o econômico, permite o desenvolvimento de um projeto de investimento realista e otimizado para as reais necessidades do cliente, devendo ser apresentado, sempre que possível, mais que um cenário exequível, onde a palavra final será sempre do cliente.
Um bom estudo de viabilidade deve levar em consideração alguns fatores sem os quais o estudo não será completo. Assim, a Unique desenvolveu um método baseado no modelo TELOS de viabilidade. Telos é uma palavra derivada do grego e significa “fim” (finalidade), ou propósito ou meta (objetivo), é a raiz do termo teleologia (finalidade + estudo), algo como “estudo da intencionalidade”. Foi utilizado como um acrônimo em inglês para Technology, Economic, Legal, Operational, Schedule.
O modelo TELOS Unique é composto de dois grupos de funções que se completam. O primeiro grupo é o Caminho da Viabilidade que são os passos para se chegar ao projeto básico, resultado do estudo de viabilidade. O segundo grupo são as Avaliações Cíclicas que é a utilização do modelo TELOS tradicional acrescentado da avaliação do fator de maior importância em todo o processo, que são as pessoas; chamamos de cíclica porque a avaliação se repete de forma espiral ao longo do Caminho da Viabilidade.
Veja o nosso modelo graficamente. Caso deseje ampliar os gráficos clique com o botão direito do mouse sobre a figura e escolha a opção “Ver Imagem” (abrir), ou copie e amplie.