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o que é um projeto para a unique?

          A experiência de nossos profissionais tem mostrado que um projeto pode ser definido de forma bem objetiva como qualquer resultado que se esteja engajado a alcançar e que tenha mais de uma atividade para ser completado. Considerando-se o mundo dos negócios, este resultado a ser alcançado exige um espaço que podemos chamar de um ambiente de gestão que é criado com a finalidade de se entregar um ou mais produtos de acordo com uma necessidade específica de negócio.

As categorias de um projeto Unique

          Como um esforço temporário, e com um orçamento definido, empreendido para a criação de um serviço ou produto, o projeto para nós é classificado em três categorias:

  1. Implantação - quando o cliente ainda não possui o sistema implantado.
  2. Melhorias - quando o cliente já possui o sistema instalado e deseja melhorar suas funcionalidades ou colocar em prática funcionalidades existentes, mas não exploradas.
  3. Migração - importante momento em que o fabricante do sistema torna disponível uma nova versão (ou pacote) com melhorias dos recursos/funcionalidades existentes e inclusão de novos.

Qual é a chave mestra de um projeto Unique?

           A chave mestra para o sucesso de um projeto está no planejamento. Planejar e materializar este planejamento através de um plano de projeto é a primeira coisa que a Unique faz quando realiza qualquer tipo de projeto. Muitas vezes, o planejamento do projeto é ignorado em favor de começar o quanto antes o trabalho. No entanto, muitas pessoas não conseguem perceber o valor de um plano de projeto em economia de tempo, em economia de dinheiro e diminuição de muitos problemas.

O caminho de um projeto UNIQUE 

          A Unique busca sempre orientar os projetos para os processos de negócio e, a partir desses, identificar as pessoas envolvidas em cada atividade e suas responsabilidades e, então, definir a tecnologia necessária. Para tanto, um caminho deve ser trilhado e nele algumas paradas são obrigatórias:

  • Planejamento antecipado e seu respectivo plano completado.
  • As mudanças são vistas como um processo contínuo e fortalecemos o compromisso contínuo das lideranças envolvidas, do cliente e da consultoria.
  • Os lideres são focados em pessoas, para manter as relações em função das necessidades do projeto.
  • Os produtos do projeto devem ser entregues dentro das especificações funcionais, de desempenho e de qualidade.
  • As expectativas dos envolvidos e interessados foram atingidas e os resultados do projeto aceitos por eles.
  • O projeto terá o status de concluído se estiver dentro do cronograma estabelecido, se foi completado sob o amparo do orçamento aprovado, e se os objetivos e metas originais, e o propósito do projeto, foram atendidos.

 As características de um projeto Unique

          Para atingirmos os objetivos traçados e percorrermos o caminho acima, nós caracterizamos os nossos projetos da seguinte forma:

  • Um ciclo de vida finito e definido.
  • Produtos definidos e mensuráveis.
  • Um correspondente conjunto de atividades para entregar os produtos.
  • Uma quantidade definida de recursos.
  •  Comunicação  efetiva entre a equipe do projeto e outras partes envolvidas, e interessadas, da organização.
  • Especificação de  mecanismo  para gerenciar os desvios do plano do projeto.
  • Uma  estrutura organizacional  com responsabilidades definidas, para gerenciar o projeto.
  • Indicadores de desempenho acordados e definidos.

  Projetos que envolvam produtos da SAP

          Quando o projeto é com um produto da SAP, seguimos as recomendações e entregáveis da metodologia ASAP (Accelerated SAP) da própria SAP, que é uma metodologia sedimentada, madura e em uso há vários anos. Esta metodologia está integrada ao produto Solution Manager, que é a plataforma SAP para a gestão do ciclo de vida de aplicações.

Um pouco de história        

           Em 1996 a SAP lança um conjunto offline de ferramentas, conteúdo e metodologia para projetos de implantação baseados em componentes. Nascia a metodologia ASAP. Em 1999, ainda offline, a SAP lança o ValueSAP, um conjunto de ferramentas, conteúdo e metodologia para avaliação, implantação e melhoria contínua. Algumas ferramentas avançadas foram incluídas, como o QADB (Quality Assurance Database - um banco de dados com perguntas que orientavam o desenho conceitual do sistema a ser implantado) e o BPML (Business Process Master List - uma planilha MS Excel com os processos, sub-processos, componentes e transações oriundas do resultado do desenho conceitual e que orientavam a configuração e testes do modelo a ser implantado).

          Nos anos 2000 surge o SAP Solution Manager, como uma extensão natural das metodologias Accelerated SAP e ValueSAP. O SM (ou SolMan) é uma plataforma (sistema) online para prestar apoio às principais atividades de execução, incluindo todos os conceitos-chave e recursos da "ferramenta" ASAP. Portanto, com o advento do Solution Manager, a SAP migrou as ferramentas da metodologia ASAP para um sistema integrado que pode ajudar a gerir as soluções SAP da implantação à operações e à melhoria contínua.

 

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